Endeavour faz último voo antes de virar peça de museu

Ônibus espacial vai cruzar os EUA acoplado em um avião e deverá fazer sobrevoos no Texas, na Califórnia e em Luisiana

iG São Paulo | - Atualizada às

O ônibus espacial Endeavour decolou hoje às 8h22 (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, na Flórida, acoplado em um avião adaptado. É o começou da viagem  que levará o ônibus espacial da Flórida para Los Angeles, na Califórnia, onde será exposto em um museu.

Depois de esperar dois dias para o tempo melhorar, o jato especialmente modificado partiu do Centro Espacial Kennedy pouco depois do amanhecer nesta quarta-feira, na primeira etapa de uma viagem prevista de três dias para a Costa Oeste.

O ônibus espacial deve fazer sobrevoos, a 1.500 metros de altura, ao longo do trajeto planejado, mas há riscos de alterações devido às condições meteorológicas e restrições operacionais. Pelo plano de voo, o ônibus espacial deverá fazer sobrevoos no Texas, na Califórnia e em Luisiana. A previsão é que o ônibus espacial chegue à Los Angeles apenas na sexta-feira (21). Em outubro , O Endeavour será transportatdo para o museu do California Science Center.

"Há tristeza em vê-lo partir, mas o programa do ônibus espacial tinha de acabar para nós passarmos para a próxima coisa", disse à Reuters o astronauta Greg Chamitoff.

Como se fosse seu último adeus, a nave também deve sobrevoar o Centro Espacial Stennis da NASA no Mississippi (sul) e a fábrica de Michoud em Louisiana (sul), onde foram produzidos os tanques externos. Ele irá então para Ellington Field, perto do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (sul).

O comboio retomará voo na quinta-feira até pousar no Centro de Pesquisa da Nasa de Dryden, localizado na Base da Força Aérea de Edwards, no deserto de Mojave, na Califórnia.

Na sexta-feira, o ônibus espacial vai sobrevoar o norte da Califórnia, passando por diversas cidades, incluindo Sacramento, São Francisco e Los Angeles, antes de aterrar no aeroporto de Los Angeles.

Aposentadoria 
Com o fim do programa dos ônibus espaciais, a Nasa encaminhou as naves para museus americanos. O Discovery foi enviado em abril para o museu Smithsonian , em Washington. O Enterprise , protótipo que nunca chegou a ir ao espaço, estava em Washington foi encaminhado para Nova York, onde será exposto noo Intrepid Sea, Air and Space Museum. O Endeavour vai para um museu em Los Angeles, enquanto o Atlantis deve permanecer no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os outros dois ônibus espaciais da frota, o Challenger e o Columbia, foram destruídos em acidentes. O Challenger explodiu pouco depois do lançamento, em 1986, e o Columbia se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, em 2003. Os dois desastres mataram todos os tripulantes a bordo.

Com o encerramento do programa do ônibus espacial, em julho de 2011, a Rússia ficou como único país capaz de enviar astronautas ao espaço. POr determinação da Casa Branca a Nasa passou a ter como foco as expedições aos asteroides e para Marte. O que faz com que o transporte de astronautas para a estação Espacial Internacional recaia para companhias comerciais.

Leia mais:
Infográfico: como voa um ônibus espacial
Infográfico: conheça os ônibus espaciais
Após 3 décadas, Nasa define destino final dos ônibus espaciais
Cronologia: os 30 anos do ônibus espacial
Por que os ônibus espaciais foram aposentados?

O Endeavour foi lançado ao espaço pela primeira vez em 1991. A missão STS-134, em maio de 2011foi seu último voo, o de número 25 do ônibus espacial e o 134° do programa da Nasa. O Endeavour foi o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar - o Discovery encerrou suas atividades em março. O Atlantis fez sua missão final meses depois.

(Com agências de notícias) 

    Leia tudo sobre: ônibus espacialendeavournasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG