Cápsula pousou no Cazaquistão após quatro meses em missão espacial

EFE

O módulo de descida da nave russa Soyuz TMA-04M, com três tripulantes a bordo, aterrissou nesta segunda-feria com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia. 

A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os cosmonautas russos Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta americano de origem porto-riquenha Joe Acaba, aterrissou às 2h53 (23h53 de domingo em Brasília), um minuto depois da hora prevista.

Leia também:  Nave Soyuz se acopla à Estação Espacial Internacional

Astronauta norte-americano, Joseph Acaba acena após aterrissagem no Cazaquistão
Reuters
Astronauta norte-americano, Joseph Acaba acena após aterrissagem no Cazaquistão


Os tripulantes da Soyuz TMA-04M ficaram quatro meses a bordo da plataforma orbital, na qual permanecem a astronauta americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko.

Como estava programado, o módulo de descida pousou cerca de 80 quilômetros a nordeste de Arkalyk, cidade situada no centro do Cazaquistão. Imagens da aterrissagem da cápsula foram transmitidas ao vivo pela televisão russa a partir do CCVE.

Lançamento:  Nave Soyuz decola com 3 tripulantes a bordo

A tripulação suportou perfeitamente o retorno à Terra e seu estado é satisfatório, como anunciado pelos alto-falantes da sala do Centro de Controle, informou a agência russa "RIA Novosti". Depois que as naves americanas foram retiradas de serviço as naves russas Soyuz são os únicos veículos usados para o revezamento das tripulações da ISS.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.