Cientistas identificam genes que determinam formato do rosto

Pesquisadores acreditam que descoberta vai permitir que polícia reconstitua o formato do rosto de um suspeito a partir do DNA encontrado na cena do crime

BBC |

Cientistas na Holanda identificaram cinco genes que determinam o formato do rosto humano.

Foto de um dos próprios autores do estudo foi usada na pesquisa holandesa

Em um estudo com mais de 10 mil pessoas, publicado esta semana na revista científica Plos Genetics, os cientistas usaram imagens feitas a partir de ressonância magnética para analisar as diferentes características do rosto de cada um.

A partir destas imagens e de retratos fotográficos, eles calcularam os comprimentos de cada rosto.

Em seguida, eles verificaram quais genes essas pessoas com características físicas parecidas tinham em comum - em uma análise conhecida como "associação genômica ampla".

A equipe da Erasmus University Medical Center de Rotterdã, na Holanda, acredita que o formato e os traços do rosto humano são definidos pelo genes PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1.

Os autores do estudo acreditam que a descoberta pode ter repercussões importantes no trabalho de peritos forenses. A teoria é de que a polícia será capaz de reconstituir o formato do rosto de um suspeito a partir do DNA encontrado na cena de um crime.

Teste de DNA gera reviravolta em caso centenário de assassinato
Scotland Yard desvenda crime após 132 anos
Polícia usa insetos para solucionar crimes

No entanto, eles admitem que esse tipo de tecnologia ainda está longe de ser desenvolvida.

"Estes primeiros resultados são animadores e marcam o começo de uma compreensão genética da morfologia facial humana", disse Manfred Kayser, que liderou o estudo na instituição holandesa.

"Talvez em algum tempo seja possível desenhar um retrato 'fantasma' de uma pessoa baseado unicamente no DNA deixado para trás, o que pode ter aplicações interessantes em campos como a perícia forense."

Leia tudo sobre: cienciaciência forensegenéticadna