Usuário do Youtube criou montagem a partir das fotos em alta resolução divulgadas pela agência espacial americana. Veja

Um usuário do Youtube fez uma montagem com as imagens em alta resolução divulgadas pela Nasa que recria em tempo real e com trilha sonora o pouso do Curiosity, dando uma perspectiva muito mais real de como foi a chegada do jipe-robô à Marte.

Bard Canning afirma ter levado quatro semanas para finalizar o vídeo de 2 minutos e 54 segundos. Ele trabalhou quadro por quadro, mexendo na cor e na sincronização das imagens. O vídeo a 30 frames por segundo conta também com a adição de áudio. A descida do Curiosity vista no vídeo é quase em tempo real, com cerca de 95% de precisão.

Leia mais:
Nasa termina testes no braço robótico do Curiosity
Curiosity completa um mês em Marte
Curiosity transmite de Marte música inédita do rapper do Black Eyed Peas
Curiosity faz transmissão inédita e histórica a partir de outro planeta

Em entrevista ao iG ele afirmou que se sentiu motivado a criar este vídeo assim que viu pela primeira vez as imagens da Nasa. “Eu pude visualizar exatamente os passos necessários para fazer com que ele ficasse o mais próximo possível de um vídeo HD”, disse Canning, um australiano apaixonado por edição de vídeo e ciência e que já sonhou ser astronauta quando criança.

Veja no infográfico todos os instrumentos do Curiosity

Canning acredita que o vídeo vai além de imagens de um prato sendo arremessado na superfície de Marte. “Eu só consegui isto sacrificando um pouco a precisão da tonalidade das cores e “inventando” frames intermediários para conseguir fazer o vídeo em 30 quadros por segundo. Tive que fazer um vídeo um pouco mais “hollywoodiano” e esperava algumas críticas quanto a isso, mas, como se vê, as respostas ao vídeo têm sido positivas”, disse.

Veja  outras imagens do Curiosity:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.