Vídeo mostra como foi pouso do Curiosity em Marte em tempo real

Usuário do Youtube criou montagem a partir das fotos em alta resolução divulgadas pela agência espacial americana. Veja

iG São Paulo | - Atualizada às

Um usuário do Youtube fez uma montagem com as imagens em alta resolução divulgadas pela Nasa que recria em tempo real e com trilha sonora o pouso do Curiosity, dando uma perspectiva muito mais real de como foi a chegada do jipe-robô à Marte.

Bard Canning afirma ter levado quatro semanas para finalizar o vídeo de 2 minutos e 54 segundos. Ele trabalhou quadro por quadro, mexendo na cor e na sincronização das imagens. O vídeo a 30 frames por segundo conta também com a adição de áudio. A descida do Curiosity vista no vídeo é quase em tempo real, com cerca de 95% de precisão.

Leia mais:
Nasa termina testes no braço robótico do Curiosity
Curiosity completa um mês em Marte
Curiosity transmite de Marte música inédita do rapper do Black Eyed Peas
Curiosity faz transmissão inédita e histórica a partir de outro planeta

Em entrevista ao iG ele afirmou que se sentiu motivado a criar este vídeo assim que viu pela primeira vez as imagens da Nasa. “Eu pude visualizar exatamente os passos necessários para fazer com que ele ficasse o mais próximo possível de um vídeo HD”, disse Canning, um australiano apaixonado por edição de vídeo e ciência e que já sonhou ser astronauta quando criança.

Veja no infográfico todos os instrumentos do Curiosity

Canning acredita que o vídeo vai além de imagens de um prato sendo arremessado na superfície de Marte. “Eu só consegui isto sacrificando um pouco a precisão da tonalidade das cores e “inventando” frames intermediários para conseguir fazer o vídeo em 30 quadros por segundo. Tive que fazer um vídeo um pouco mais “hollywoodiano” e esperava algumas críticas quanto a isso, mas, como se vê, as respostas ao vídeo têm sido positivas”, disse.

Veja  outras imagens do Curiosity:

    Leia tudo sobre: Curiositynasaespaçomarte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG