Vietnã detecta nova cepa do vírus da gripe aviária

Nova vírus H5N1 está se espalhando rapidamente e é altamente tóxico. Até agora 180 mil aves já foram sacrificadas

Agência Estado |

Agência Estado

Reuters
Filhotes de pato em Hanoi: nova cepa da gripe aviária que surgiu no Vietnã é altamente tóxica

Uma nova cepa altamente tóxica do vírus da gripe aviária apareceu no Vietnã e está se espalhando rapidamente, de acordo com notícias veiculadas na mídia estatal do país. A cepa parece ser uma mutação do vírus H5N1, que dizimou o plantel de aves do país no ano passado, forçando o abate em massa de aves nas áreas afetadas, de acordo com autoridades agrícolas.

O novo vírus "está se espalhando rapidamente e esta é a grande preocupação do governo no momento", disse o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Diep Kinh Tan, de acordo com o jornal online VietnamNet. Especialistas citados na reportagem destacaram que o novo vírus surgiu em julho e se espalhou pelas regiões norte e central do Vietnã em agosto. Surtos foram detectados em seis províncias até agora e cerca de 180 mil aves foram sacrificadas, de acordo com o departamento de Saúde Animal vietnamita.

Leia também:
Gripe aviária pode se tornar pandemia
OMS está "profundamente preocupada" com mutação da gripe aviária
Cientistas criam frangos que não desenvolvem gripe aviária
Estudo polêmico sobre mutação da gripe das aves é publicado

O Centro de Diagnóstico Veterinário do país informou que o vírus parece semelhante às cepas padrão da gripe aviária, só que mais tóxico. Conforme o jornal, o centro irá testar o quanto as vacinas já existentes podem proteger os seres humanos da mutação do vírus. As informações são da Dow Jones.

    Leia tudo sobre: gripe aviáriavietnãvírusaves

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG