Sonda Dawn se distancia da órbita de asteroide

Sonda da Nasa se despediu do Vesta na quarta-feira, e agora se encaminha para o planeta-anão Ceres, onde só chegará em 2015

AFP | - Atualizada às

AFP

NASA/JPL
Polo Sul do asteroide Vesta, fotografado pela sonda Dawn

A sonda americana Dawn deixou a órbita de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar, para se dirigir a Ceres, planeta-anão que alcançará em 2015, informou a Nasa.

Segundo informações da Nasa, Dawn se distanciou de Vesta às 03H26 de quarta-feira (5), horário de Brasília.

As comunicações com a sonda espacial atavés da rede de transmissão do espaço sideral confirmou a saída da órbita de Vesta, acrescentou a agência espacial americana.

Leia também:
Vesta é promovido a quase planeta 
Asteroide Vesta tem montanha três vezes maior que Everest
Sonda fotografa superfície do asteroide gigante Vesta
Empresa quer extrair metais preciosos de asteroides

Lançada em 27 de setembro de 2007, Dawn se situou na órbita de Vesta em 16 de julho de 2011.

Durante um ano, a sonda não tripulada de 1,21 tonelada com 1,64 metro de largura e 1,27 metro de comprimento, mapeou os detalhes da superfície até então desconhecida de Vesta.

Um dos principais objetivos da missão Dawn é "captar os primeiros momentos de nascimento do Sistema Solar", há 4,6 bilhões de anos, ao tentar compreender a formação deste asteroide e do planeta-anão, Ceres, situado entre Marte e Júpiter, explicou a Nasa.

Os dados coletados ajudarão os cientistas a descobrir certos segredos do nascimento e evolução do Sistema Solar, inclusive a Terra.

Para realizar a missão, Dawn está equipada com uma câmera de alta definição e dos espectrômetros. Conta, ainda, com um motor elétrico de propulsão iônica que assegura uma potência constante que lhe permite alcançar grandes velocidades.

    Leia tudo sobre: dawnespaçonasavesta

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG