Colisão de nuvens moleculares cria 'espiral' no espaço

Astrônomos japoneses descobriram formação espacial composta por gás a 30 mil anos-luz da Terra, a qual apelidaram de "rabo de porco"

BBC |

Keio University/ National Astronomical Observatory of Japan/Divulgação
Formação de gás em espiral descoberta por cientistas japoneses pode virar estrela

Astrônomos japoneses descobriram uma nuvem molecular – formação no espaço compostas por gás e poeira na forma molecular e que dá origem às estrelas – com um formato em espiral que eles apelidaram de “rabo do porco”.

A nuvem, localizada no centro da via Láctea, possui um volume gigante de gás, centenas de milhares de vezes maiores que o Sol e distante 30 mil anos luz do nosso sistema solar.

Segundo Tomoharu Oka, professor do departamento de Física da Universidade Keio, em Tóquio, o fenômeno teria sido formado a partir da colisão de duas nuvens moleculares gigantes.

Veja imagens do espaço

Oka explica que a colisão de nuvens é comum, mas foram raras as vezes que ela resultou em uma formação tão peculiar no espaço.

O estudo, liderado pelo pós-doutorando Shinji Matsumura, foi publicado em julho deste ano no Astrophysical Journal. Mas a descoberta foi feita no primeiro semestre de 2009.

"O fenômeno é raro. Apenas duas outras formações helicoidais já foram vistas na galáxia", contou à BBC Brasil o professor Oka.