Número de baleias jubarte na costa brasileira é triplicado na última década

Atualmente são 10 mil animais que chegam à costa do país para se reproduzir, contra 3 mil registrados em 2002

EFE |

EFE

João Ramos/Bahiatursa
Baleias jubartes são vistas em Abrolhos: número dos cetáceos na costa brasileira triplicou

A população de baleias jubartes, que migram da Antártida à costa brasileira para se reproduzir, se triplicou em uma década no Brasil e, atualmente, conta com cerca de 10 mil, informou o Instituto Baleia Jubarte.

Dedicado à preservação desta espécie de baleia, o instituto calcula que aproximadamente 10 mil jubartes chegaram às costas brasileiras nesta atual temporada de reprodução, 7 mil a mais que as 3 mil registradas em 2002.

Leia também:
Jubartes correm perigo perto da costa dos EUA
Foto premiada flagra jubartes se acasalando
Baleias sabem lidar com ruídos subaquáticos produzidos pelo homem

Cerca de 90% das baleias desta espécie se concentram nos arredores do arquipélago de Abrolhos, situado entre o litoral dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

Em um comunicado divulgado nesta semana, o diretor de pesquisa do Instituto, Milton Marcondes, disse que a população de jubartes registrada nessa atual temporada é três vezes maior do que há dez anos.

Infográfico: os maiores animais do mundo

Em 1966, quando a caça ilegal foi proibida, somente mil baleias eram encontradas na costa brasileira. No século XIX e no início do século XX, a gordura das baleias era usada para a iluminação pública e como argamassa na construção de casas. As baleias jubartes se alimentam no verão na Antártida e, durante o inverno austral, viajam até a costa brasileira para se reproduzir e amamentar. 

    Leia tudo sobre: baleiasjubartebrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG