Genoma completo do Denisova comprova miscigenação com seres humanos

Sequenciamento completo do genoma do hominídeo descoberto em 2010 foi anunciado nesta quinta-feira

iG São Paulo |

Dois dentes e um pedaço de dedo do tamanho de um dedo. Isso é tudo que se sabia do chamado Homem de Denisova , um novo hominídeo descoberto numa caverna da Sibéria em 2010. Mas um grupo de cientistas anunciou nesta quinta-feira (30) ter conseguido sequenciar o genoma completo a partir destes fragmentos, e confirmou que o genoma do ser humano moderno contém genes em comum com os Denisovas, o que comprova a miscigenação entre espécies na Pré-História.

Divulgação/Science
Réplica do osso do dedo descoberto na caverna de Denisova em 2010: nova técnica para sequenciar o DNA do fragmento

O grupo liderado por Svante Paabo, do Instito Max Planck para Antropologia Evolucionária, em Leipzig, Alemanha, criou uma nova técnica e conseguiu fazer o sequenciamento completo do DNA a partir dos pequenos fragmentos do fóssil, e o comparou com genomas de seres humanos modernos de várias partes do planeta. O estudo foi publicado na edição desta semana do periódico científico Science.

Pedaço de dedo descoberto na Sibéria rende um novo parente do ser humano
Asiáticos se miscigenaram com espécies diferentes de hominídeos
Análise de DNA mostra migração de homínideo desconhecido
Homem moderno herdou gene de sistema imunológico dos Neandertais
Arqueologia molecular desvenda os mistérios do passado
Genoma prova cruzamento entre neandertal e o homem

Divulgação/Nature
Dente encontrado na caverna de Denisova

A análise descobriu que os hominídeos (cujo parentesco com os neandertais foi confirmado, mas não são ainda considerados uma nova espécie) têm alguns genes em comum com o Homo sapiens, mas a quantidade varia de acordo com o local. Os campeões são os nativos de Papua Nova Guiné, no Pacífico, seguidos por populações na Ásia e América do Sul. Mas o segundo grupo, de acordo com os pesquisadores, reflete muito mais uma miscigenação entre os Denisovas e o neandertais do que uma contribuição direta dos Denisovas.

De acordo com David Reich, professor de genética da Universidade de Harvard que participou do estudo, o genoma mostra que a miscigenação em Papua Nova Guiné deve ter acontecido entre homens de Denisova e mulheres Homo sapiens

Pela quantidade de mutações no DNA do fóssil, os cientistas presumem que os ossos têm entre 47 mil e 82 mil anos, o que contrasta com a datação dos arqueólogos que encontraram os ossos na Rússia, de 30 a 50 mil anos atrás. Seria necessário encontrar mais fósseis que pudessem passar pelo processo de carbono 14, que confirmaria qual das datas é a mais correta.

Apesar da riqueza de informações do genoma, não é possível ter uma noção clara da aparência dos Denisovas a partir de seu DNA. Os pesquisadores afirmaram que os dentes e osso pertenceram a uma jovem mulher, de pele escura e olhos e cabelos castanhos.

O grupo de Paabo promete usar a mesma técnica para conseguir um genoma completo do neandertal para o ano que vem.

(Com informações do New York Times)