Descoberta mutação genética que influencia trotar dos cavalos

Pesquisadores vão colocar teste genético que detecta mutação que permite que animais corram sem galopar, para ser usado por criadores

Um grupo de cientistas descobriu uma mutação genética associada à corrida de trote dos cavalos, em que os animais correm o mais rapidamente possível sem entrar em galope, noticiou o períodico científico Nature em sua edição desta semana.

Mutação genética altera andar, trotar e galopar dos cavalos

Os resultados desta pesquisa poderiam ter rapidamente consequências práticas para os criadores, pois os cientistas pretendem pôr à venda um teste genético para detectar esta habilidade nos animais.

Os três movimentos naturais do cavalo são, em ordem de velocidade, passo, trote e galope.

Alguns cavalos são capazes, ainda, de realizar outros movimentos de forma natural, como o passo travado, movimento em dois tempos em que o cavalo avança usando as duas patas do mesmo lado, ou ainda o "tölt", movimento específico dos cavalos islandeses que mantêm continuamente uma pata em contato com o solo, dando grande conforto ao cavaleiro.