Índia anuncia que enviará missão a Marte em 2013

Primeiro-ministro confirma que país vai mandar sua primeira missão ao planeta para estudar seu clima e geologia

EFE |

EFE

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, confirmou nesta quarta-feira que seu país planeja uma missão espacial para Marte já em 2013, um objetivo que, segundo Singh, representará um "passo gigantesco" em matéria de ciência e tecnologia.

Segundo fontes citadas pela imprensa indiana, a primeira missão do país asiático a Marte tem o objetivo de pôr um veículo espacial na órbita marciana, o qual seria lançado através de um foguete já em novembro de 2013, para obter dados do clima, da geologia, da origem, da evolução e das condições de vida no planeta vermelho.

Leia também:
Índia planeja missão espacial para enviar satélite a Marte
Empresa holandesa prepara viagem só de ida a Marte
Nasa planeja o cardápio da missão de 2030 a Marte
Veja imagens de Marte

O anúncio do primeiro-ministro da Índia foi realizado durante seu discurso no aniversário da independência do país. "Nossa nave espacial irá a Marte e recopilará importantes informações científicas. Para nós, será um passo gigantesco em matéria de ciência e tecnologia", afirmou Singh, de acordo com o comunicado oficial emitido por seu escritório.

Até o momento, o governo indiano já repassou US$ 2,25 milhões para o desenvolvimento do projeto, que está sendo desenvolvido pela Organização Índia de Investigação Espacial (ISRO). A Índia mantém um ativo programa espacial com periódicos lançamentos de satélites.

Há quatro anos, o país asiático lançou sua primeira missão à lua, a Chandrayaan 1, com a qual descobriu algumas evidências de água neste satélite natural da terra. No entanto, o programa espacial indiano recebe muitas críticas por parte de sua população, já que a grande maioria dos cidadãos do país vive em condições de pobreza.

    Leia tudo sobre: espaçomarteíndia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG