Dê uma volta por Marte

Passeie pelo planeta vermelho na primeira foto panorâmica que o Curiosity mandou à Terra

iG São Paulo | - Atualizada às

O jipe-robô Curiosity da Nasa, que está em Marte desde a madrugada de segunda-feira (6), mandou na quinta-feira (9) a primeira imagem panorâmica  colorida da cratera Gale , onde pousou após uma manobra arriscada . Ao fundo da imagem é possível ver o Monte Sharp, de 5,5 quilômetros de altura, um dos locais que os cientistas da Nasa pretendem mandar o robô em seus dois anos de missão. Também são visíveis pequenas rochas, o solo alaranjado marciano e partes do Curiosity, como as rodas, bem como sua sombra.

O jipe-robô, que tem um o tamanho de um carro pequeno, pesquisará se Marte já teve algum dia os elementos necessários à vida. Missões anteriores já encontraram gelo e sinais de fluxo de água. O Curiosity vai perfurar o solo marciano, em busca de carbono e outros elementos químicos e fazer fotografias de Marte. Ao custo de US$ 2,5 bilhões (R$ 5 bilhões), é a missão mais sofisticada e cara que a agência espacial dos Estados Unidos já mandou ao planeta.

Nesses primeiros dias de missão, os técnicos estão fazendo checagens de seus equipamentos, e neste primeiro fim-de-semana, o Curiosity terá uma folga para uma manutenção e atualização do seu software.  

Veja também:
Curiosity pousa com sucesso em Marte
Veja outras imagens de Marte
'Jeitinho brasileiro me ajudou', diz executivo de missão da Nasa
Nasa divulga vídeo do pouso do Curiosity em Marte
Curiosity manda novas fotos de Marte
Curiosity: em busca dos elementos da vida em Marte

    Leia tudo sobre: marteespaçocuriosityfotos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG