Nave experimental sofre acidente em base da Nasa

Voo-teste de nave do Projeto Morpheus caiu e explodiu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ninguém ficou ferido

Reuters | - Atualizada às

Reuters

AP
A imagem tirada de vídeo da Nasa mostra o incêndio na nave experimental Morpheus. Não houve feridos, mas o protótipo foi completamente destruído

A nave experimental do Projeto Morpheus, que está sendo desenvolvida pela Nasa com vistas a futuras missões além da órbita terrestre, caiu e explodiu nesta quinta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na região central da Flórida.

A Nasa disse que o veículo, que custou US$ 7 milhões e seria usado para pousos em outros corpos celestes, decolou com sucesso durante um voo-teste, mas "então experimentou uma falha de componente físico, o que o impediu de manter um voo estável".

Leia também:
Explosão da Challenger faz 25 anos
Medvedev anuncia devassa em indústria espacial após lançamentos fracassados 

O Morpheus era um protótipo para uma nave mais barata e ambientalmente amigável, segundo a Nasa. Foi construído com materiais mais baratos e disponíveis, e poderia ser usado para transportar robôs até a Lua ou um asteroide. 

Ninguém ficou ferido no incidente, ocorrido após quase um ano de testes no Centro Espacial Johnson, no Texas. Imagens de TV da Nasa mostraram a cápsula espacial quase totalmente dominada pelas chamas.

A agência espacial norte-americana disse que seus engenheiros estão examinando dados que determinem a exata causa do acidente.

"Falhas como essas já são previstas antes do teste, e são parte do processo de desenvolvimento de qualquer equipamento complexo para voos espaciais", disse a Nasa.

O veículo deveria passar três meses sendo submetido a testes cada vez mais rigorosos em um espaço na parte norte do centro espacial, simulando as condições da superfície lunar.

    Leia tudo sobre: morpheusnasaespaçoviagens

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG