Butantan descobre 17 novas espécies de aranhas na Mata Atlântica

Novas espécies receberam nome em homenagem ao filme "O Predador", por possuírem carapaça semelhante à cabeça de personagem

iG São Paulo | - Atualizada às

Pesquisadores do Instituto Butantan, de São Paulo, identificaram 17 novas espécies de aranhas na Mata Atântica. As novas espécies pertencem ao mesmo gênero, o Predatoroonops , e foram batizadas em homenagem aos 25 anos do filme “O Predador”, do diretor John McTiernan. As espécies possuem a morfologia frontal da carapaça semelhante à cabeça do personagem do filme.

As descobertas são resultado de seis anos de estudos na Mata Atlântica brasileira. “Essa descoberta é fundamental para o aumento da diversidade da fauna local e mundial, além do estudo dos venenos e da biologia dos animais”, explica o biólogo e pesquisador do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, do Instituto Butantan, Antonio Brescovit.

Pesquisadores descobrem como aranha respira embaixo d'água
Vídeo: Cinegrafistas mostram como aranha captura presa
Butantan descobre que sapo-cururu esguicha veneno espontaneamente
Mata Atlântica perdeu 133 km2 de área em 2011

Com investimento de mais de US$ 3 milhões, o projeto visa descobrir agora todas as espécies de aranha da família Oonopidae . Os pesquisadores acreditam que a espécie é composta por mais de 3.000 animais desta família, espalhadas pela Mata Atlântica brasileira e em várias partes do mundo que possuem vegetação semelhante.

Leia tudo sobre: mata atlânticabutantanaranhanova espécieconservaçãofotofotos