Técnica usada no filme 'Armageddon' não salvaria a Terra

Cientistas afirmam que bomba nuclear usada por personagem interpretado por Bruce Willis não teria efeito em asteroides gigantes

AFP | - Atualizada às

Divulgalção
No filme, Bruce Willis interpreta um perfurador de petróleo escalado pela Nasa para deter um asteroide gigante

No filme 'Armageddon,' quando Bruce Willis usa uma bomba nuclear para salvar a Terra do impacto de um asteroide gigante, a ideia tem muito de ficção e pouco de ciência, portanto não funcionaria na vida real, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta terça-feira.

A bomba de Willis teria tanto impacto na rocha quanto uma bombinha de São João e seria usada tarde demais, quando o planeta já estaria condenado, acrescentaram.

Veja: Asteroide passa a 14 mil quilômetros da Terra

"O nível da nossa tecnologia atual não é nem de perto suficiente para proteger a Terra de um asteroide como aquele usando este tipo específico de defesa de meteoros", destacaram os estudantes da Universidade de Leicester (centro da Inglaterra) no artigo intitulado "Bruce Willis poderia salvar o mundo?".

Filme foi filme campeão de bilheteria em 1998

No filme campeão de bilheteria de 1998, Willis interpreta um perfurador de petróleo escalado pela Nasa para deter um asteroide do tamanho do Texas em rota de colisão com a Terra.

Ele pousa no asteroide e fixa um dispositivo nuclear que, uma vez detonado, divide a rocha em dois pedaços que passam raspando de cada lado da Terra.

Os pesquisadores explicaram que explodir um asteroide daquele tamanho, com cerca de 1.000 quilômetros de diâmetro, exigiria usar uma bomba um bilhão de vezes mais forte do que a maior bomba já detonada na Terra, a soviética "Big Ivan", que explodiu em um campo de testes em 1961.

De qualquer forma, o asteroide teria que ser detectado muito mais cedo do que no filme, escreveram os cientistas no periódico da universidade, intitulado Journal of Special Physics Topics.

Os 18 dias de prazo de Armageddon "não daria tempo para Bruce viajar ao asteroide e perfurá-lo até o núcleo, nem mesmo para partilhar momentos significativos com Ben Affleck ou Liv Tyler pelo caminho", destacou o estudo.