Nasa divulga vídeo do pouso do Curiosity em Marte

Cientistas da agência espacial americana classificaram descida de "milagre da engenharia". Veja o vídeo com as primeiras imagens coloridas do planeta vermelho

iG São Paulo | - Atualizada às

O vídeo feito em stop-motion com 297 fotos mostra os últimos dois minutos e meio da descida do jipe robô Curiosity para a superfície de Marte. As imagens captadas pelo Curiosity Mars Descent Imager (MARDI) são as primeiras em cores e  mostram o que os cientistas da Nasa qualificaram nesta segunda-feira (6) de "milagre de engenharia". Veja mais na galeria

O Curiosity também enviou a primeira foto colorida da cratera Gale, local onde ele pousou. O jipe-robô tirou a foto com a câmara de seu braço robótico. Na imagem, a paisagem parece poeirenta, pois a câmara estava coberta de poeira da descida. Desde seu pouso, Curiosity já enviou várias imagens em preto e branco das cercanias onde está, incluindo a de uma montanha.

O jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, realizou uma complexa e arriscada operação para entrar na atmosfera marciana e pousar no local escolhido, na madrugada de segunda-feira (hora de Brasília), para alívio e alegria de cientistas e engenheiros da Nasa.

Leia também:
Curiosity pousa com sucesso em Marte
Vídeo: Nasa mostra como jipe-robô vai pousar em Marte
Sonda europeia vai auxiliar chegada de robô a Marte
Robô Curiosity é lançado para Marte
Curiosity: em busca dos elementos da vida em Marte
Cientistas afirmam que Marte tem elementos básicos da vida

Engenheiros da Nasa disseram que esse feito foi um dos mais desafiadores e complexos na história dos voos espaciais robóticos e que abrirá as portas para uma nova era da exploração interplanetária.

Veja as últimas imagens do espaço
Veja imagens de Marte

O pouso é também um marco importante para a agência espacial norte-americana, afetada nos últimos anos por cortes orçamentários e pela recente aposentadoria da sua frota de ônibus espaciais .

Veja galeria de imagens: 


Por causa da demora nas comunicações por rádio entre a Terra e Marte, todo o processo de descida e pouso precisou ser autoguiado, sem a interferência dos técnicos.

Após uma viagem de oito meses e 566 milhões de quilômetros, o jipe-robô tocou a tênue atmosfera marciana a quase 21 mil quilômetros por hora --17 vezes a velocidade do som--, antes de iniciar a descida controlada.

Para reduzir sua velocidade, o Curiosity contou com um paraquedas especial, com uma mochila a jato e com um inédito "guindaste aéreo" que auxiliou no pouso, ocorrido na cratera Gale , no hemisfério sul marciano, perto do equador desse planeta.

(com informações da Reuters) 

    Leia tudo sobre: curiosityespaçomartenasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG