Nasa escolhe empresas que vão participar do programa dos táxis espaciais

Com o fim do programa dos ônibus espaciais, agência espacial americana pretende alugar foguetes para fazer o transporte dos astronautas até a Estação Espacial Internacional

iG São Paulo | - Atualizada às

AP
Em maio, a SpaceX fez o primeiro voo comercial até a Estação Espacial Internacional, num voo teste não tripulado. Na imagem, cápsula Dragon perto do horizonte da Terra

A Nasa escolheu as companhias Boeing Co., Space Exploration Technologies (SpaceX) e a Sierra Nevada Corp. para construir foguetes para levar astronautas à Estação Espacial Internacional. Esta é a terceira fase dos esforços da agência espacial americana para que empresa privadas assumam o trabalho de transportar astronautas agora que o programa dos ônibus espaciais foi aposentado.

A agência está dando as empresas mais de US$1,1 bilhões (cerca de 2,2 bilhões de reais). Duas naves serão cápsulas como as da era do programa Apollo, a terceira terá design parecido com o dos ônibus espaciais.

A Nasa pretende começar a  alugar os foguetes das companhias dentro de cinco anos, quando eles devem ficar prontos. O programa da NASA começou com sete empresas comerciais.

Enquanto os foguetes não ficam prontos, a Nasa paga cerca de US$60 milhões à Rússia por astronauta transportado até a Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a cerca de 385 quilômetros da altura, e recebe seis tripulantes por vez - dos EUA, Rússia, Europa, Japão e Canadá. 

Com a terceirização do envio de suprimentos e astronautas à estação, a Nasa espera poder focar em outras missões como levar  astronautras até asteroides ou até mesmo à Marte. As empresas privadas também poderão ganhar dinheiro com o turismo espacial, negócio sem relação nenhuma com a Nasa. 

Leia mais:
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial
Nasa revê planos para "táxi espacial"
Cápsula Dragon é acoplada à Estação Espacial Internacional
Nasa contrata empresas para desenvolver táxi espacial comercial

Em maio, a SpaceX fez um voo teste com a cápsula Dragon, sem tripulantes, até a Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula leva cerca de 550 quilos de alimentos, água, roupas e outros suprimentos para os astronautas e marco uma mudança histórica.

(Com informações da AP, Reuters)

    Leia tudo sobre: nasaespaçotáxis espaciais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG