Cargueiro Progress se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

Nave transporta 2,6 toneladas de água, oxigênio e alimentos para os astronautas que estão na ISS

EFE |

EFE

A nave de carga russa Progress M-16M se acoplou com sucesso nesta quarta-feira (1) à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), aonde levou carga vital para seus seis ocupantes, segundo informaram as agências russas.

A Progress se enganchou ao módulo russo Pirs da plataforma orbital às 21h18 de Brasília, seis minutos antes do horário previsto e menos de seis horas após ter sido lançada da base cazaque de Baikonur.

Leia também: 
Cargueiro russo Progress M-15M chega a estação espacial com sucesso
Cargueiro russo Progress M-15M não consegue acoplar-se à ISS
Com fim dos ônibus espaciais dos EUA, Rússia lidera corrida

Segundo a agência espacial russa, a Roscosmos, se trata de um prazo recorde na história do programa espacial russo de abastecimento à ISS.

Os ocupantes da estação abrirão a escotilha do cargueiro dentro de quatro horas, quando a pressão atmosférica tiver se normalizado, para então começar a descarregar a nave.

O cargueiro leva 2,6 toneladas de água, oxigênio, alimentos, componentes do combustível usado para manter a altura de órbita da plataforma, equipamentos para experimentos científicos e remédios.

Atualmente, a ISS abriga a expedição 32, integrada pelos cosmonautas russos Gennady Padalka, Yuri Malenchenko e Sergei Revin, os astronautas da Nasa Sunita Williams e Joe Acaba e o japonês Akihiko Hoshide.

Uma de suas principais missões será o programa "Huracán", no qual serão testados novos sistemas de previsão e prevenção de catástrofes naturais, além da redução e eliminação de suas sequelas.

    Leia tudo sobre: espaçorússiaprogressestção espacial internacionaliss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG