Cargueiro russo Progres M-15M chega a estação espacial com sucesso

Acoplamento deixa de lado dúvidas sobre novo sistema Kurs-NA, após um primeiro teste malsucedido na terça-feira

iG São Paulo | - Atualizada às

Reuters

O cargueiro russo não tripulado Progres M-15M se conectou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste domingo, na segunda tentativa de testar um novo sistema de encaixe, informou a agência espacial da Rússia.

O acoplamento deixou de lado as dúvidas sobre o novo sistema Kurs-NA, que enviará astronautas e cargas futuras para a estação espacial, após um primeiro teste malsucedido na terça-feira, quando o equipamento falhou em função das baixas temperaturas.

Falha: Cargueiro russo Progress M-15M não consegue acoplar-se à ISS

Leia também:  Soyuz se acopla à Estação Espacial Internacional

O sistema operacional funcionou corretamente após ter sido autorizado a se aquecer, de acordo com comunicado da agência espacial dos Estados Unidos, a NASA.

Kurs-NA é uma atualização da engrenagem de acoplamento Kurs, utilizada há anos no foguete russo tripulado Soyuz e nos robóticos Progresso.

O novo sistema consolida cinco antenas em apenas uma, teve sua parte eletrônica atualizada e foi projetado para aumentar a segurança e consumir menos energia, segundo a NASA.

A nave permanecerá na ISS até segunda-feira e posteriormente se dirigirá a outro voo autônomo de três semanas para uma série de experimentos científicos.

*Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: espaçoissprogressrússiaestação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG