Arqueólogos acreditam ter encontrado ossada de Mona Lisa

Esqueleto encontrado no Convento de Santa Úrsula, em Florença, seria de Lisa Gherardini, que teria servido de modelo para a obra prima de Leonardo da Vinci

iG São Paulo | - Atualizada às

Arqueólogos acreditam ter encontrado os restos mortais da mulher que inspirou o famoso quadro Mona Lisa. De acordo com informações do jornal Daily Mail, escavações revelaram um esqueleto humano em uma vala no interior do Convento Medieval de Santa Úrsula, em Florença, Itália. O grupo de arqueólogos acredita que o convento foi o local do enterro de Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo, que serviu de modelo para a pintura de Leonardo da Vinci. O quadro também é conhecido como La Gioconda.

A maioria dos historiadores afirma que o obra prima de da Vinci foi inspirado em Lisa Gherardini, que morreu em um convento em 1542 aos 63 anos.

Um documento encontrado em 2007 pelo estudioso, Giuseppe Pallanti, no arquivo da Basílica de San Lorenzo, ao lado do convento, indicava que os restos de Lisa Gherardini poderiam estar enterrados em Santa Úrsula. Após a descoberta do documento, um grupo de arqueólogos começou, no ano passado, uma busca no convento abandonado pelo crânio de Lisa Gherardini.

Leia mais:
Especialistas buscam crânio de Mona Lisa para recriar seu rosto
‘Código’ revelaria identidade da Mona Lisa, diz pesquisador
"Mona Lisa" e sua "gêmea" espanhola se encontram no Louvre
Modelo da Mona Lisa era homem, diz pesquisador

Especialistas pretendem reconstruir o enigmático rosto que foi pintado por Leonardo da Vinci, e desvendar o mistério por trás do sorriso de Mona Lisa.

    Leia tudo sobre: mona lisaitáliada vinciarqueologiafotosfoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG