Tempestade solar atinge Terra no sábado

Cientistas afirmam que evento não deve causar problemas nas redes elétricas e que maior consequência serão auroras mais fortes nos polos do planeta

iG São Paulo | - Atualizada às

AP Photo/NASA
Imagem cedida pela Nasa mostra labareda no centro do Sol entrando em erupção nesta quinta-feira (12)

Uma tempestade solar está se aproximando da Terra neste fim de semana, mas cientistas afirmam que ela não deve causar problemas ao planeta.

Uma rajada de partículas solares chegou à Terra na manhã do sábado (14) e atingiu o campo magnético da Terra. O serviço de previsão de clima espacial americano afirmou este é um evento de menor magnitude e não são esperados maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação.

A tempestade solar teve início na quinta-feira (12), quando o Sol liberou labaredas que partiram em direção à Terra a 4,8 milhões de km/h.

Veja imagens de auroras boreais e austrais intensificadas por causa da tempestade solar: 


Embora as tempestades solares causem preocupação pelo fato de poderem criar problemas em redes elétricas e sistemas de comunicação e voos interpolares, há também um lado bom: elas tendem a intensificar o espetáculo de cores e luzes da aurora dos Polos Norte e Sul. Cientistas dizem que o colorido da aurora no Polo Norte poderá ser visualizado nesta semana até a fronteira entre o Canadá e Estados Unidos assim como no Norte da Europa.

Leia mais:
Nasa adverte sobre interferência de tempestade solar na Terra
Cientistas criam métodos de detecção de atividade solar
Calmaria no Sol: manchas solares devem desaparecer em 2020
Tempestades solares podem causar catástrofes mundiais  

As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas os possíveis danos são apenas materiais -- não há risco para a saúde humana.

(Com informações da AP) 

    Leia tudo sobre: tempestade solarsolespaçoaurora

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG