Viver no espaço pode retardar envelhecimento, aponta estudo

Pesquisa descobriu que sete genes de verme permaneciam inativos no espaço.  Espécie de nematoide compartilha aproximadamente 55% do código genético com seres humanos

EFE

NASA via Getty Images
Resultado contrasta com o estado de fraqueza dos astronautas após viagens espaciais. Na imagem, Alvin Drew participa de atividades na Estação Espacial Internacional.

Viver no espaço poderia desacelerar o processo de envelhecimento muscular, aponta um estudo desenvolvido pela Agência Europeia Espacial (ESA), que, por sua vez, levou uma variedade de vermes à Estação Espacial Internacional para desenvolver seu experimento.

A equipe de cientistas que conduziu essa pesquisa descobriu que sete genes destes nematoides permaneciam inativos no espaço, o que aparentemente teria permitido uma melhor adaptação a esse entorno.

Astronautas podem sofrer problemas cerebrais após viagens longas
Astronauta volta à Terra com musculatura de uma pessoa de 80 anos

Segundo a ESA, que iniciou esse trabalho em 2004, os vermes que não tinham esses genes desativados em laboratórios conseguiam "viver mais e tinham melhor saúde no espaço".

O resultado, que se mostrou surpreendente ao contrastar com o estado de fraqueza dos astronautas após viagens espaciais , fez os pesquisadores se perguntarem como poderiam reagir os músculos dos astronautas. Desta forma, eles recolheram uma mostra de André Kuipers, que estava em missão espacial até dia 1 de julho.

Leia outras matérias sobre longevidade:
Segredo da longevidade está nos genes, diz estudo
Pesquisa revela segredo da longevidade no Japão
Otimismo e riso podem trazer vida longa
Menos comida no prato, mais anos de vida

Neste momento, os cientistas esperam o astronauta se recuperar da viagem para comparar o estado de seus músculos com o da mostra extraída de seu corpo antes de sua partida. A espécie de verme estudada, Caenorhabditis elegans , compartilha aproximadamente 55% dos genes com os seres humanos.

Leia tudo sobre: espaçoastronautalongevidade