Telescópio Hubble descobre quinta lua de Plutão

Lua, que ainda não recebeu nome, é a menor ao redor de Plutão. Astrônomos acreditam na possibilidade da descoberta de outras luas

iG São Paulo | - Atualizada às

Imagem do Hubble mostra Plutão e três de suas luas

Astrônomos descobriram que havia algo escondido ao redor do distante e gelado planeta anão Plutão. Uma equipe de cientistas, a partir de dados do telescópio Hubble, afirmou nesta quarta (11) a ter encontrado a menor lua de Putão. Com isto o planeta-anão passa a ter cinco luas conhecidas.

“Ainda não terminamos as buscas”, disse Hal Weaver, da Universidade Johns Hopkins, e que acredita que possam existir outras luas ao redor de Plutão.

Estima-se que a minilua tenha 24 quilômetros de diâmetro, menor que a anunciada no ano passado  e que tinha 35 quilômetros de diâmetro. Caronte, a maior lua de Plutão descoberta em 1978, tem cerca de mil quilômetros de diâmetro. As outras duas luas Nix e Hydra, foram descobertas em 2005.

Astrônomos descobrem a quarta lua de Plutão
Atmosfera de Plutão está se expandindo, mostra estudo
Observatórios fazem mutirão para ver objeto gelado além de Netuno

Acredita-se que as luas tenham sido formadas após a colisão entre Plutão e um objeto no Cinturão de Kuiper, disco repleto de pequenos corpos celestes que fica fora da orbita de Netuno.

Mark Showalter, do instituto Seti, disse que os nomes da nova lua e da descoberta no ano passado não serão divulgados até que a equipe termine de analisar os dados do Hubble, pois podem haver ainda outras luas escondidas.

(com informações da AP)