Pesquisadores da Universidade da Califórnia vão usar a técnica do inseto para desenvolver robôs mais ágeis

Ilustração mostra modo como barata foge de predadores, pulando de uma extremidade

As baratas não são apenas invasores insidiosos do lar. Um novo estudo descobriu que elas também são ótimas escapistas, artistas com o dom de escapar de confinamentos. A barata pode se mover em sacudidelas bruscas para debaixo da prateleira, balançando o corpo como um pêndulo, e agarrar-se embaixo. Ela usa garras que se assemelham a ganchos para se segurar firmemente.

Os movimentos ocorrem em milésimos de segundo, rápidos demais para serem processados pelo olho humano. A olho nu, a impressão é de que a barata desapareceu.

"A descoberta ocorreu por acaso", afirmou Robert J. Full, biólogo integrativo da Universidade da Califórnia, em BeInrkeley, e um dos autores do estudo, publicado no periódico PLoS One. "Na realidade, estávamos estudando a forma como esses animais atravessam brechas."