Polícia encontra raro códice espanhol roubado em Santiago de Compostela

Manuscrito, desaparecido desde o ano passado, foi encontrado na garagem de um ex-funcionário da catedral

Reuters |

Reuters

Getty Images
Manuscrito foi encontrado na garagem de um ex-funcionário da catedral de Santiago de Compostela

Um texto medieval roubado no ano passado da catedral de Santiago de Compostela , no noroeste da Espanha, foi encontrado em uma garagem nas proximidades da cidade nesta quarta-feira (4), depois que a polícia deteve um faz-tudo despedido após 25 anos na catedral e três integrantes da família dele.

Leia também:
Manuscrito medieval 'de valor inestimável' desaparece na Espanha

O Codex Calixtinus , uma coleção de sermões e passagens litúrgicas do século 12, desapareceu em julho passado de um cofre na catedral, que é o final do Caminho de Santiago, uma antiga rota de peregrinação.

A polícia informou ter encontrado o manuscrito ilustrado, uma parte valiosa do patrimônio cultural e religioso espanhol, em uma garagem perto da cidade da Galícia.

Acredita-se que na catedral esteja enterrado São Tiago, o Maior, um dos doze apóstolos de Jesus que, de acordo com a tradição, foram à Espanha pregar o Cristianismo.

O códice conta a história de como os restos do apóstolo foram transferidos para Santiago de Compostela e detalha as diversas rotas para a cidade, um verdadeiro guia para os primeiros peregrinos.

    Leia tudo sobre: santiago de compostelahistóriamanuscrito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG