Navio na posição vertical completa 50 anos

Tudo dentro do Flip é adaptado para ser usado na vertical e horizontal: prateleiras são móveis, camas e portas estão nas duas posições e até no banheiro existem duas pias

BBC Brasil |

BBC

selo

Um navio da Marinha dos Estados Unidos, que tem a capacidade de passar da posição horizontal para a vertical, completou 50 anos. Para marcar a data, os pesquisadores colheram novas imagens do navio, que se encontra no Oceano Pacífico e é chamado de Flip, sigla em inglês Floating Instrument Platform (Plataforma do Instrumento Flutuante, em tradução livre).

Cem anos: Titanic mantém fascínio e perguntas sem resposta

Tudo dentro do navio é adaptado para ser usado nas duas posições. Prateleiras são móveis, camas e portas estão em duas posições e até no banheiro existem duas pias. Os marinheiros e pesquisadores usam uma diferente para cada posição do navio.

Essa capacidade de virar 90 graus permite que os pesquisadores colham medições acústicas, estudem meteorologia, oceanografia e a interação entre o mar e o ar. Para conseguir virar o Flip, são bombeadas 700 toneladas de água do mar na proa (parte da frente de uma embarcação).

O ar é bombeado do outro lado e o navio sobe e, segundo os pesquisadores, mesmo com o mar agitado, o Flip é muito estável.

Assista ao vídeo:


    Leia tudo sobre: flipnavioeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG