Descoberta feita na Alemanha pode ser a prova mais antiga de um dinossauro carnívoro com penas e  sem ligação direta com as aves

Fóssil encontrado na Alemanha indica que penas poderiam ter sido uma característica de todos os dinossauros
HELMUT TISCHLINGER

Pesquisadores alemães anunciaram nesta segunda-feira (2) a descoberta de um fóssil de uma cria que pode ser a evidência mais antiga de um dinossauro carnívoro emplumado que não tinha ligação direta com as aves.

O fóssil pode ser de um dinossauro jovem do período jurássico, de 170 milhões de anos atrás, indica o estudo, publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS, sigla em inglês).

Galeria: Conheça as últimas descobertas da paleontologia

O animal, chamado Sciurumimus albersdoerferi , é o "fóssil de megalossauro mais completo até agora", assinala o estudo.

O grupo de megalossauros inclui uma grande variedade de dinossauros carnívoros que chegaram a medir nove metros de comprimento e pesar uma tonelada.

Descoberta na Argentina nova espécie de dinossauro carnívoro
Descoberto maior dinossauro com penas
Dinossauro tinha pena iridescente há 130 milhões de anos
Pesquisadores descobrem que Archaeopteryx tinha penas pretas
Penas de dinossauros variavam conforme idade

O fóssil, de um dinossauro jovem com as mandíbulas abertas e o rabo estendido acima da cabeça, foi encontrado em uma pedreira da Baviera, sul da alemanha. A cria tinha, provavelmente, o crânio grande, patas traseiras curtas e a pele lisa, e estava coberta de plumas.

No começo do ano, paleontólogos chineses anunciaram ter encontrado uma espécie de dinossauro gigante com plumas, que pesava o mesmo que um carro e estava ligado ao Tyrannosaurus Rex . A peça foi datada em 125 milhões de anos, ou meados do período cretáceo, apogeou do longo reinado dos dinossauros no planeta.

A nova espécie foi batizada de Yutyrannus huali , nome surgido do latim e mandarim e que significa "tirano de plumas preciosas".