Novo método descobre atmosfera em exoplaneta

Descoberta mostrou que é possível caracterizar os compostos químicos neste tipo de corpo celeste

Alessandro Greco especial para o iG | - Atualizada às

ESO/L. Calçada
Concepção artística do planeta Tau Boötis b, um dos primeiros descobertos, em 1996

Ao longo de 15 anos, cientistas tentaram detectar a presença de atmosfera no exoplaneta tau Boötis b, um dos primeiros planetas fora do sistema solar a ser descoberto, em 1996. A existência dela, porém, foi confirmada apenas agora. “É a primeira vez que é detectada atmosfera em um exoplaneta que não passa na frente da sua estrela. Este tipo de planeta é muito mais comum do que os que passam na frente de suas estrelas. Isto significa que a partir de agora um número maior de planetas pode ser caracterizado e analisado desta forma”, afirmou ao iG Ignas Snellen, da Universidade de Leiden, na Holanda, um dos autores do artigo.

Via Láctea tem bilhões de planetas supostamente habitáveis
Descoberto planeta habitável fora do Sistema Solar
Astrônomos descobrem planeta HD85512b, que poderia abrigar vida
Indícios de água geram otimismo por vida em outros planetas

Os cientistas utilizaram um novo método com o telescópio VLT no Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile que permitiu detectar a presença de monóxido de carbono (CO) na atmosfera de tau Boötis b. “Escolhemos CO porque é dele que esperávamos ter o sinal mais forte neste tipo de planeta, um ‘Júpiter quente’. Foi este o caso. Não ficamos surpresos com o resultado, mas muito animados termos sido capazes de fazer a detecção”, afirmou Snellen.

A denominação “Júpiter quente” vem do fato de tau Bootis b ser planeta imenso, com uma massa de ao menos 4 vezes a do nosso Júpiter e orbitar sua estrela, tau Bootis, a uma distância de menos de um sétimo da de Mercúrio em relação ao nosso Sol.

O próximo passo da pesquisa será utilizar o mesmo método em outros planetas. “Mais importante ainda será fazer isso com novas moléculas como metano e vapor d’água. E, talvez, em uma ou duas décadas, seremos capazes de procurar por oxigênio em planetas similares à Terra o que pode apontar para a existência de atividade biológica”, pontuou Snellen.

Nos últimos anos, a descoberta de exoplanetas se tornou muito mais simples com o uso do observatório espacial Kepler da Nasa  que já detectou até agora 74 planetas extrassolares e tem uma lista 2321 candidatos a planetas que estão sendo analisados. O método utilizado por ela, porém, é válido apenas para planetas que passam na frente de suas estrelas – a diminuição no brilho da estrela indica a presença do planeta.

Leia tudo sobre: exoplanetasatmosfera