Mariposa macho virgem é apressada, diz estudo

Pesquisadores concluíram que  quando macho sente feromônio de mariposa fêmea, ele alça voo com os músculos ainda frios, prejudicando a trajetória

Alessandro Greco | - Atualizada às

José Crespo/ University of Utah
Afobado: Mariposas machos virgens põe tudo a perder quando fêmea libera feromôneo

É um caso típico de afobação. Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu que quando a mariposa fêmea libera feromônio, machos virgens tendem a não esperar que os músculos se aqueçam para só então perseguir a fêmea. A pressa, segundo o estudo, acaba prejudicando a qualidade do voo e, com isso, o macho não alcança a fêmea.

No estudo, publicado pelo periódico cientifico Journal of Experimental Biology nesta quinta-feira (7), os pesquisadores constataram que machos da espécie Helicoverpa zea alçam voo com os músculos ainda frios, o que diminui a autonomia e pode fazê-los perder a viagem – e a cópula.