Desejo de aprender dos bebês mostra busca por situações eficientes

Estudo observou que bebês buscam entender o mundo por situações que não sejam muito simples, nem muito complexas

The New York Times |

Getty Images
Estudo afirma que bebês procuram no mundo um tipo de material de aprendizagem que seja mais eficiente

Os recém-nascidos tentam constantemente compreender o mundo à sua volta e fazem isso buscando por situações que não sejam muito simples, nem muito complexas.

Escrevendo no periódico PLoS One, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Rochester chama isso de "efeito Cachinhos Dourados".

Leia mais:
Bebês são capazes de fazer previsões em situações novas
Cientistas identificam as vantagens de um bebê bilíngue
Olhando para cá ou para lá, aprendendo a se adaptar ao mundo
Bebês entendem quando brinquedos estão quebrados

Os recém-nascidos "procuram no mundo um tipo de material de aprendizagem que seja para eles o mais eficiente", afirmou a principal autora do estudo Celeste Kidd, cientista cognitiva da universidade.

A equipe da cientista mediu os padrões de atenção de 72 recém-nascidos, com 7 e 8 meses, enquanto assistiam a animações de vídeo à medida que um aparelho de rastreio da visão abaixo da tela acompanhava seus olhares. Os recém-nascidos perderam o interesse quando a ordem de exibição dos objetos na tela se tornou previsível demais. Eles também perderam o interesse quando a sequência se tornou muito surpreendente e aleatória.

O estudo sugere que os recém-nascidos estão muito mais ativamente empenhados em procurar por informações no mundo do que se pensava, afirmou Kidd.

Isso significa que eles não precisam de brinquedos atraentes para aprender, afirmou a autora. Um ambiente razoavelmente estimulante fornece uma grande variedade de possibilidades.

"Todos os pais querem oferecer a seus filhos as melhores oportunidades possíveis", afirmou. "Contudo, as crianças brincam com qualquer coisa que esteja à sua frente e fazem o melhor que podem com isso."

    Leia tudo sobre: cérebrobebêsaprendizado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG