Dinossauros gigantes pesavam menos do que se acreditava

Estudo afirma que braquiossauro, considerado um dos maiores animais terrestres,  pesava "apenas" 23 toneladas. Cálculos anteriores davam ao animal até 80 toneladas

AFP | - Atualizada às

Dinossauro herbívoro tinha 25 metros de comprimento, mas era mas leva do que se pensava

O braquiossauro era gigantesco, mas menos pesadão do que se imaginava, revelou um estudo feito com base em um novo método de cálculo publicado na edição desta quarta-feira (6) da revista Biology Letters da Sociedade Real britânica, que atribui ao animal um peso de "apenas" 23 toneladas.

O braquiossauro foi um dos maiores animais terrestres conhecidos. Este dinossauro herbívoro tinha 25 metros de comprimento.

Em ocasiões anteriores foram propostas várias estimativas de seu peso, a maior parte na casa das 40 toneladas, mas alguns cálculos dos anos 1960 se aproximavam das 80 toneladas.

Agora, uma equipe de biólogos desenvolveu uma nova técnica para calcular com precisão o peso dos dinossauros.

Dinossauro gigante tinha mesma temperatura de mamíferos modernos
Dinossauros herbívoros estavam em decadência quando asteroide caiu na Terra
Flatulência de dinossauros contribuiu para aquecimento da Terra

Os cientistas usaram laser para medir a quantidade mínima de pele necessária para "envolver" o esqueleto de grandes mamíferos atuais (bisão, touro, camelo, elefante, girafa, cavalo, rinoceronte e urso polar).

Em seguida, estabeleceram uma relação entre este volume de "pele e ossos" e a massa corporal do animal.

Depois, os biólogos aplicaram seu modelo matemático ao maior esqueleto de dinossauro do mundo, o 'Brachiosaurus brancai', do Museu de História Natural de Berlim, calculando o peso do animal em 23 toneladas, que se revelou muito inferior às estimativas anteriores feitas com métodos diferentes.

Este novo método "é totalmente objetivo", disse à AFP o autor principal do estudo, Bill Sellers (Universidade de Manchester, Grã-Bretanha), destacando que a massa corporal é um parâmetro muito importante para os biólogos.

Os cientistas consideram que se trata de "um método robusto" para estimar o peso a partir de um esqueleto reconstituído.

"Nossos resultados sugerem que várias estimativas precedentes (para todos os dinossauros) são realmente muito pesadas", disse o professor Sellers. Para vários dinossauros, a diferença não seria tão importante quanto para o braquiossauro, mas é provável que "as estimativas mais leves" sejam as corretas, acrescentou o pesquisador.

Leia tudo sobre: Dinossauropaleontologia