Vênus passa na frente do Sol

Fenômeno raríssimo, que só voltará a acontecer em 2117, foi observado como um pontinho sobre o Sol. Veja fotos e vídeo

iG São Paulo | - Atualizada às

Na noite de terça-feira (5), um ponto pode ser observado passando lentamente sobre o Sol, em alguns locais do mundo. Foi o chamado trânsito de Vênus, quando o planeta se interpõe entre a Terra e estrela. É um evento tão raro, que o próximo só será observado em 2117.

O trânsito começou nesta terça-feira (dia 5, às 19h09 no horário de Brasília) a oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira (6) a leste dele. Ele teve duração de seis horas e 40 minutos, e foi acompanhado do oeste do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália. Mas no Brasil, ele só foi visto por habitantes do extremo oeste do país, durante o pôr-do-sol.

Observadores no Canadá, Estados Unidos, México, América Central e norte da América do Sul viram o começo do espetáculo antes do pôr-do-sol. Europa, Ásia ocidental e central, África ocidental e o leste da Austrália pegaram o fim, depois que o Sol nascer.

A Austrália, descoberta no século XVIII pelo explorador britânico James Cook, depois de uma missão de observação de Vênus no Pacífico, foi o melhor local para acompanhar o fenômeno, com quase sete horas de visibilidade na zona oriental e central do país.

Os cientistas asseguram que estudar o trânsito incentivará esforços futuros para identificar planetas distantes e aprender mais sobre suas atmosferas.

Vênus transita em frente ao Sol em junho pela última vez até 2117
Rotação de Vênus é mais lenta do que se pensava
Sonda descobre a existência de camada de ozônio em Vênus
Fracasso da missão a Vênus causa novo revés ao Japão
Indícios de água geram otimismo por vida em outros planetas

“Qualquer silhueta no Sol é interessante. Ver Vênus é algo extremamente raro”, disse à AP o astrônomo Anthony Cook do Observatório Griffith. A agência espacial americana disponibilizou em um site todos os webcasts simultâneos que aconteceram. Clique aqui para ver o do Havaí, um dos locais que viram o fenômeno quase que completo .

Ao longo do período de 6 horas e quarenta minutos, o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (SDO) coletou imagens em alta definição do  Ao longo de um período de seis horas em 5-6 junho de 2012, o Solar Dynamics Observatory (SDO) coletadas imagens do trânsito de Vênus em toda a face do Sol.

O SDO, lançado pela agência espacial americana em 2010 e em órbita terrestre, deve ajudar a compreender melhor a atividade do Sol, assim como seu impacto sobre a Terra e o clima.

Veja vídeo com as imagens captadas pela Nasa:

Houve 53 trânsitos de Vênus entre 2000 a.C e 2004, o último registrado até agora. "Uma vez que ocorre um trânsito, lhe segue outro em exatamente oito anos menos dois dias, mas depois devem passar 105 anos e meio para que aconteça outro par de trânsitos separados por oito anos", disse à EFE Bob Berman, colunista da revista "Astronomy Magazine".

Um Olhar Astrológico: A passagem de Vênus em frente do Sol

Passado e futuro
No passado, o trânsito de Vênus foi avistado por astrônomos como Galileu Galilei. Cientistas dos séculos 6 e 7 observaram os trânsitos de Mercúrio e Vênus, os dois planetas "interiores", para medir a distância da Terra ao Sol em um esforço para calcular o tamanho de nosso Sistema Solar.

No entanto, embora "já tenhamos esse número calculado, os trânsitos seguem sendo úteis", explicou em comunicado Frank Hill, do Observatório Solar dos EUA (NSO).