Astronautas começam a desembarcar carga da cápsula Dragon na ISS

Primeira nave espacial comercial da história leva 460 kg de mantimentos; abertura da escotilha ocorreu pouco antes das 7h

iG São Paulo |

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) abriram neste sábado a escotilha da cápsula Dragon e começaram a desembarcar sua carga, que inclui 460 quilos de alimentos.

A abertura da escotilha aconteceu poucos minutos antes das 7h (de Brasília) deste sábado, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado.

Leia também: Cápsula Dragon é acoplada à Estação Espacial Internacional

AP
Em imagem fornecida pela NASA, astronauta Donald Pettit faz sinal de positivo ao entrar na Dragon

O americano Don Pettit, da Nasa, entrou na Dragon acompanhado do russo Oleg Kononenko, atual comandante da ISS, com máscaras de oxigênio e óculos protetores. "O cheiro no interior é como o de um carro novo", detalhou Pettit.

Leia mais:
Corrida espacial muda de foco e gera negócios
Nasa contrata empresas para desenvolver táxi espacial comercial
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial
Vídeo: empresas particulares iniciam 'nova era espacial'

A ISS completou nesta sexta-feira o acoplamento da Dragon, o primeiro veículo de abastecimento enviado por uma empresa privada ao posto orbital.

Desde seu início, como parte da Guerra Fria e da concorrência científica e militar entre Estados Unidos e a então União Soviética, a corrida espacial foi, sobretudo, um esforço e um investimento dos governos, mas sempre houve colaboração com o setor privado.

Esta primeira missão de teste da cápsula Dragon, criada pela empresa SpaceX, é crucial para os EUA, já que no ano passado a Nasa pôs fim à era de seus ônibus espaciais, que fizeram parte fundamental da construção, abastecimento e revezamentos de tripulantes na ISS.

Com EFE

    Leia tudo sobre: spaceXdragonnasaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG