Primeira nave espacial comercial da história leva 460 kg de mantimentos; abertura da escotilha ocorreu pouco antes das 7h

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) abriram neste sábado a escotilha da cápsula Dragon e começaram a desembarcar sua carga, que inclui 460 quilos de alimentos.

A abertura da escotilha aconteceu poucos minutos antes das 7h (de Brasília) deste sábado, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado.

Leia também: Cápsula Dragon é acoplada à Estação Espacial Internacional

Em imagem fornecida pela NASA, astronauta Donald Pettit faz sinal de positivo ao entrar na Dragon
AP
Em imagem fornecida pela NASA, astronauta Donald Pettit faz sinal de positivo ao entrar na Dragon

O americano Don Pettit, da Nasa, entrou na Dragon acompanhado do russo Oleg Kononenko, atual comandante da ISS, com máscaras de oxigênio e óculos protetores. "O cheiro no interior é como o de um carro novo", detalhou Pettit.

Leia mais:
Corrida espacial muda de foco e gera negócios
Nasa contrata empresas para desenvolver táxi espacial comercial
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial
Vídeo: empresas particulares iniciam 'nova era espacial'

A ISS completou nesta sexta-feira o acoplamento da Dragon, o primeiro veículo de abastecimento enviado por uma empresa privada ao posto orbital.

Desde seu início, como parte da Guerra Fria e da concorrência científica e militar entre Estados Unidos e a então União Soviética, a corrida espacial foi, sobretudo, um esforço e um investimento dos governos, mas sempre houve colaboração com o setor privado.

Esta primeira missão de teste da cápsula Dragon, criada pela empresa SpaceX, é crucial para os EUA, já que no ano passado a Nasa pôs fim à era de seus ônibus espaciais, que fizeram parte fundamental da construção, abastecimento e revezamentos de tripulantes na ISS.

Com EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.