Cápsula Dragon é acoplada à Estação Espacial Internacional

Astronautas usaram o braço robótico para capturar cápsula. Primeira nave espacial comercial da história leva mantimentos

iG São Paulo |

AP Photo/NASA
Em imagem cedida pela Nasa TV, braço robótico da estação espacial captura cápsula Dragon
A cápsula Dragon, da empresa americana SpaceX, se acoplou nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), na primeira missão histórica de transporte de carga de um voo espacial comercial, informou a Nasa.

O acoplamento terminou às 12H02 locais (13H02 de Brasília), com o atracamento da Dragon ao módulo Harmony do laboratório orbital, após ter sido capturada, previamente, pelo braço mecânico da ISS, horas antes, acrescentou a agência espacial americana.

"Parece que agarramos um dragão pela cauda", disse o astronauta americano Don Pettit, que operava o braço robótico da ISS, ao capturar a cápsula da SpaceX.

Leia mais:
Corrida espacial muda de foco e gera negócios

Nasa contrata empresas para desenvolver táxi espacial comercial
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial
Vídeo: empresas particulares iniciam 'nova era espacial'

A cápsula leva cerca de 550 quilos de alimentos, água, roupas e outros suprimentos para os astronautas. Ela deve partir da estação trazendo equipamentos, no dia 31, com previsão de cair no mar, perto da Califórnia, quatro horas e meia depois.

A missão é parte dos esforços da Nasa para terceirizar o envio de suprimentos e astronautas ao espaço. Hoje, só a Rússia tem condições de levar tripulantes à estação.

Leia também:
Após 3 décadas, Nasa define destino final dos ônibus espaciais
Cronologia: os 30 anos do ônibus espacial
Por que os ônibus espaciais foram aposentados?
Ônibus espacial transporta experimento de brasileiro

A SpaceX e sua concorrente Orbital Sciences já assinaram contratos no valor de 3,5 bilhões de dólares para realizar voos de carga para a estação até 2015.

Entenda:
Como voa um ônibus espacial

Conheça os ônibus espaciais

Um ponto mais polêmico da iniciativa espacial do governo é o desenvolvimento de "táxis espaciais" que levem astronautas. A iniciativa, criticada por personalidades como Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, pode ganhar impulso depois do sucesso inicial da nave da SpaceX.

(Com informações da AP, AFP e Reuters) 

    Leia tudo sobre: spaceXdragonnasaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG