Cientistas descobrem bactérias “mortas-vivas” no fundo do mar

Micróbios sobrevivem quase sem oxigênio enterrados na lama do fundo do Oceano Pacífico desde o tempo dos dinossauros

Science/AAAS
Hans Røy examina amostra de lama coletada no fundo do mar do Pacífico
Micróbios enterrados no fundo do mar há 86 milhões de anos continuam vivos e ativos, ainda que com metabolismos lentíssimos. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores liderados por Hans Røy, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e publicada na edição desta quinta-feira do periódico científico Science. “Esses micróbios vivem em câmera lenta”, explicou Røy ao . E completou: “Cerca de 90% dos micróbios deste planeta vivem nas profundezas do solo oceânico. Isto significa que a maioria dos organismos neste planeta estão lá embaixo e que não sabemos quase nada sobre eles”.