Empresa lançará sua cápsula não tripulada pela primeira vez à Estação Espacial Internacional no dia 7 de maio

Técnicos da Space X preparam cápsula para ida à ISS
Reprodução
Técnicos da Space X preparam cápsula para ida à ISS
A empresa americana SpaceX confirmou os planos de enviar o primeiro voo privado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em uma cápsula não tripulada Dragon, em 7 de maio, após o adiamento do lançamento, inicialmente previsto para a próxima segunda-feira.

"A Nasa e a base aérea de Cabo Cañaveral, na Flórida (sudeste), aprovaram a solicitação da SpaceX de fixar o dia 7 de maio como nova data para o lançamento da cápsula Dragon", informou nesta terça-feira (24) à AFP a porta-voz da SpaceX, Kirstin Brost Grantham.

Em sua página no Facebook, a empresa disse que o lançamento ocorrerá às 09H38 (locais, 10H38 de Brasília).

O lançamento da cápsula Dragon, propulsionada pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, está previsto da base aérea de Cabo Cañaveral, perto do Centro Espacial Kennedy da Nasa.

"Apreciamos que a SpaceX leve o tempo necessário para assegurar o êxito deste voo histórico", disse o chefe de programas tripulados de exploração espacial da Nasa, William Gerstenmaier.

Leia mais:
Voo privado para Estação Espacial é adiado em uma semana

Primeiro voo privado à Estação Espacial está próximo de acontecer
Nova tripulação da ISS faz testes na Rússia
SpaceX propõe foguete reutilizável para colonizar Marte
Corrida espacial muda de foco e gera negócios
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial

"Continuaremos trabalhando com a SpaceX para preparar o lançamento de 7 de maio à Estação Espacial Internacional", acrescentou.

A cápsula Dragon deverá sobrevoar a ISS e se aproximar do laboratório orbital, cuja tripulação usará um braço mecânico para acoplá-la.

A cápsula levará 521 quilos de carga para o laboratório espacial e trará de volta à Terra 660 quilos, segundo o diretor do programa ISS, Michael Suffredini.

De propriedade do empresário da internet e co-fundador do sistema de pagamentos online PayPal, Elon Musk, a SpaceX fez história ao lançar o Dragon em dezembro de 2010, tornando-se a primeira empresa a por em órbita e retornar à Terra uma nave espacial.

Na noite de segunda-feira, Musk havia dito, em mensagem publicada em sua conta no microblog Twitter, que o voo seria adiado em uma semana, de 30 de abril a 7 de maio, explicando que a demora era necessária "para realizar mais testes nos códigos informáticos para o acoplamento da Dragon" à ISS.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.