Tamanho do texto

Usuários poderão enviar notificações de meteoroitos que caiam na Terra à agência espacial pelo seu smartphone

Tela do aplicativo Meteor Counter: ajudando a Nasa a rastrear meteoritos
Reprodução
Tela do aplicativo Meteor Counter: ajudando a Nasa a rastrear meteoritos
Um novo aplicativo da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch, batizado de Meteor, ajudará a Nasa a rastrear os meteoritos que caem sobre o planeta a partir de informações fornecidas pelos usuários, anunciou a agência americana nesta terça-feira.

Todos os dias, cerca de 40 toneladas de meteoritos caem no planeta, embora quase todos sejam pequenos e se desintegrem sem causar danos à atmosfera terrestre, gerando apenas uma chuva de meteoritos.

Com o objetivo de receber informações sobre os restos dos meteoros, a Nasa e a Apple criaram agora esta nova ferramenta para que os cidadãos contribuam com as pesquisas da agência espacial através de seus smartphones.

Leia também:
Chuva de meteoros Perseidas risca o céu no fim de semana

Terra registra chuva de meteoros causada por cometa
Aplicativos de celular deixam a vida mais verde
Aplicativo de celular é capaz de diagnosticar catarata

"Com este aplicativo, gente de todo tipo pode contribuir para uma autêntica pesquisa da Nasa", disse Bill Cooke, do Escritório de Meteoritos da agência, que patrocinou o projeto. "Os dados fornecidos pelos cidadãos nos ajudarão a descobrir novas chuvas de meteoros, localizar os rastros dos cometas e criar um mapa da distribuição dos meteoritos ao redor da órbita da Terra", acrescentou Cooke.

O aplicativo utiliza uma interface que simula um piano, onde cada tecla é destinada a identificar cada tipo de meteorito em função de seu tamanho e luminosidade. "Cada vez que alguém avistar um meteoro, simplesmente deve pressionar a tecla correspondente a seu brilho. As teclas da esquerda correspondem aos meteoros que têm uma tênue luz visível à simples vista, e as teclas da direita representam assombrosas bolas de fogo", explicou.

Depois disso, o próprio aplicativo carrega os dados para que sejam processados pelos funcionários da Nasa, que registram o momento no qual foi avistado o meteorito, a magnitude do mesmo e sua localização. O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store americana .