Quilombolas se refugiam 5 dias em árvore após enchente

Cinquenta pessoas foram salvas. Grupo estava entre os 600 desaparecidos do balanço da Defesa Civil de Alagoas

AE |

A Defesa Civil de Alagoas confirmou na noite desta quarta-feira o resgate de 50 remanescentes da comunidade quilombola de Muquém, no município de União dos Palmares (AL). O grupo fazia parte de uma lista com cerca de 600 nomes de pessoas desaparecidas. Os quilombolas, que desde a última sexta-feira se refugiaram em duas árvores (jaqueiras centenárias) na área mais alta da comunidade, foram localizados por equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros durante as buscas realizadas na região.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Denildison Cruz, algumas das vítimas estavam fracas e apresentavam sinais de desidratação. Pelo menos quatro estariam com ferimentos leves. "Tínhamos informações que o grupo estava desaparecido e intensificamos as buscas à medida que as águas do Rio Mundaú começaram a baixar. Foi uma imensa alegria poder encontrar todos vivos", afirmou o secretário. O grupo foi levado para abrigos instalados na sede do município de União dos Palmares.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Alex Gama, comemorou o resgate. "Eles perceberam o rápido aumento do nível do rio e agiram com muita sabedoria. A área ficou completamente alagada. Se não fossem as árvores, eles teriam sido levados pela correnteza", afirmou por telefone. Segundo integrantes do núcleo quilombola do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), das 73 casas existentes na localidade, que tem pouco mais de 20 hectares, 50 foram totalmente destruídas.

A comunidade é conhecida pela diversidade e criatividade do artesanato feitos pelos descendentes quilombolas, como as peças ornamentais e utilitárias de barro moldada a mão, além de produtos confeccionados a partir da fibra e da palha da bananeira.

Veja imagens aéreas da destruição em Alagoas :

    Leia tudo sobre: NACIONAL-GERAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG