Lula autoriza antecipação de benefício a vítimas da chuva

100 mil pessoas que moram nos 27 municípios atingidos terão direito à receber benefícios antes

AE |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na noite desta segunda-feira um decreto permitindo a antecipação do pagamento de benefícios previdenciários a cerca de 100 mil pessoas que moram nos 27 municípios atingidos pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas. A informação foi prestada pelo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.

Segundo o ministro, todas as pessoas que recebem pensão, aposentadoria e outros benefícios continuados, como pagamentos para idosos e deficientes, podem pedir não só a antecipação do pagamento, que será feito até dia 5 de julho, como também a antecipação do valor referente a um outro mês. Esse valor do mês extra vai ser descontado em 24 parcelas. Sendo assim, no dia 5 de agosto, terá início o desconto de 1,24 avos desse benefício a mais. O valor dessa antecipação custará ao governo R$ 50 milhões, segundo o ministro.

Gabas explicou ainda que, embora a liberação já tenha sido feita, não adianta as pessoas irem às agências do INSS já nesta terça-feira, até porque muitas foram destruídas. "A convocação dos trabalhadores será feita, no mais curto prazo possível, pelas emissoras de rádio e pelos bancos."

Para ter a liberação desse pagamento antecipado, o trabalhador deverá assinar um termo de adesão, a ser apresentado na hora do atendimento pela agência do INSS ou pelo o banco onde recebe o benefício.

    Leia tudo sobre: chuvaspernambucoalagoasbenefícios às vítimas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG