Gabinete de Crise se reúne para discutir ajuda ao Nordeste

Chuvas já mataram 41 pessoas em Alagoas e Pernambuco em cinco dias. Cidades foram devastadas

iG São Paulo |

O Gabinete de Crise, coordenado pela Casa Civil e pelo Gabinete de Segurança Institucional, reúne-se nesta terça-feira com representantes dos governos de Pernambuco e Alagoas para avaliar os estragos causados pelas chuvas que atingem os dois Estados desde quinta-feira.

No encontro, também serão discutidas estratégias de envio de ajuda à região o mais rápido possível e as necessidades mais urgentes, como água, comida e remédio, além de um reforço no efetivo do Exército para ajudar na distribuição de doações e na segurança da população.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou 12 mil cestas de alimentos para Pernambuco e 8 mil para Alagoas. Os produtos devem ser enviados aos Estados a partir desta terça-feira. Também já estão em Alagoas quatro técnicos da secretaria para ajudar no apoio à população vítima das chuvas.

Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante o programa de rádio Café com o Presidente, que irá liberar recursos para prestar socorro às vítimas das enchentes, mas não confirmou qual seria o valor. “Ontem [domingo] à noite eu conversei com o governador de Alagoas [Teotônio Vilela Filho], conversei com o governador de Pernambuco [Eduardo Campos], certamente eles irão hoje a Brasília para que a gente possa conversar [sobre] a medida provisória para liberar recursos para tentar evitar um mal maior”, afirmou Lula.

Mais tarde, durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, Lula anunciou que irá liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas, assim como foi feito com os Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, que tiveram municípios atingidos por enchentes. “Vamos fazer com a mesma rapidez que fizemos para Santa Catarina e para o Rio de Janeiro, inclusive liberar o Fundo de Garantia daqueles que tiverem o direito e tenham sido atingidos pelas enchentes”, afirmou o presidente.

(*com informações da Agência Brasil)

    Leia tudo sobre: chuvasNordesteAlagoasPernambuco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG