Em três dias, choveu no Recife o equivalente a um mês

Meteorologista informa que período é marcado por temporais no litoral do Nordeste. Chuvas foram intensas, mas não atípicas

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

AE
Em Pernambuco, em meio a entulhos e lama, moradores calculam prejuízos e tentam recuperar o que restou

As fortes chuvas que atingiram os Estados de Pernambuco e Alagoas na última semana já deixaram pelo menos 41 mortos . Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só na cidade de Recife, capital de Pernambuco, choveu entre quarta (16) e sexta-feira (18) quase que o previsto para todo o mês de junho.

De acordo com o Inpe, na quarta-feira, o índice pluviométrico no Recife foi de 82mm. Na quinta-feira, 116mm, e, na sexta-feira, 150mm. O previsto para o mês de junho era de 369,2mm e, até agora, já choveu o equivalente a 455,8mm. O Cptec informa que enviou para a Defesa Civil Nacional um alerta três dias antes dos temporais que atingiram os Estados de Pernambuco e Alagoas.

Segundo o meteorologista Gustavo Escobar, as chuvas na região foram intensas, mas não atípicas. O especialista explica que o período que vai de maio até agosto é marcado por temporais na faixa litorânea do Nordeste do Brasil.

“Nesses meses, os ventos vindos do mar ficam mais intensos. A brisa marítima contrasta com a temperatura quente do continente, formando chuvas. Na semana passada, ainda tivemos uma frente fria que veio do Sudeste. Ela seguiu para o oceano, formando uma zona de convergência que aumentou a umidade”, avalia Escobar.

Para os próximos dias, o tempo deve continuar instável na região, com períodos de chuva fraca. Nesta quarta-feira, o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado no Recife com chuvas esparsas. A temperatura deve oscilar entre 29ºC e 22ºC. A previsão é a mesma para Maceió, capital de Alagoas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Leia tudo sobre: chuvastemporaisclimaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG