Chuvas deixam 43 municípios em emergência em SC

No total, Estado tem 7.201 moradores desalojados e outros 954 desabrigados

Agência Estado |

Subiu para 43 o número de cidades catarinenses que decretaram situação de emergência em razão do temporal que atinge o Estado desde a semana passada. Boletim da Defesa Civil divulgado nesta tarde mostra que 210 mil pessoas foram afetadas pelo mau tempo.

iG São Paulo
Chuvas causam alagamentos em Blumenau, Santa Catarina

No total, 7.201 moradores estão desalojados e 954, desabrigados. Segundo análise feita pela Defesa Civil local, o Estado precisará de R$ 10 milhões para reparar os prejuízos causados pelas chuvas e ajudar as famílias atingidas. O pedido será enviado pelo governo estadual ao Ministério da Integração Nacional depois que os municípios concluírem os relatórios de danos.

Desde 1998 não se tinha um abril com um volume de chuva tão elevado em Santa Catarina.
Segundo a Defesa Civil, assim como naquele ano, o outono de 2010 está sob a influência do El Niño, fenômeno responsável pelo aumento no volume de chuvas e eventos extremos no Estado e em todo o Sul do Brasil.

No Paraná também há registro de desalojados e desabrigados em 6seiscidades, apesar de a chuva ter diminuído de intensidade. Os rios que transbordaram nas últimas semanas já voltaram aos níveis normais. Entretanto, ainda há 1.613 pessoas desabrigadas em União da Vitória, Rio Negro, General Carneiro, Francisco Beltrão, Curitiba e Araucária, municípios mais afetados por alagamentos em todo o Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para a quinta-feira é de mais chuva em áreas isoladas da Região Sul do país.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: chuvasSCDefesa Civil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG