Niterói vai desapropriar 87 casas próximas a lixão

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (Inea) começaram o cadastramento das famílias que moram nos arredores do lixão do Morro do Céu, em Niterói região metropolitana do Rio, que vive situação semelhante ao Moro do Bumba, onde até 150 pessoas podem ter sido soterradas em um deslizamento na quarta-feira. A Prefeitura de Niterói anunciou que 87 casas serão desapropriadas.

iG São Paulo com Agência Estado |

Arte iG

No entanto, os moradores estão preocupados com os valores das indenizações. "Eles deveriam ter indenizado as famílias três anos atrás quando embargaram a realização de qualquer obra na minha casa. Um vizinho recebeu há pouco tempo R$ 80 mil. Não acho justo", reclamou o vigia noturno Manoel Barros da Silva Filho, de 50 anos, que mora há 30 anos no local. Alguns moradores que saíram por conta da ameaça de deslizamento já retornaram às casas.

No Morro do Bumba, o trabalho de resgate dos mortos e a saída dos demais moradores das casas continua. Neste domingo, mais seis corpos foram encontrados. Pela manhã, os bombeiros encontraram o corpo de Bartolomeu dos Santos, de 60 anos, da filha dele, Lucilene dos Santos, de 31, e da neta Taiane dos Santos Silva, de 13. À tarde, outros três corpos foram encontrados. Os bombeiros já retiraram 36 corpos do local.

Remoções

O plano de remoção de moradores de oito comunidades em áreas de risco no Rio de Janeiro envolverá 3.600 famílias.

As demolições das casas já começaram pelo Morro do Urubu, em Pilares, na zona norte, onde segundo o prefeito Eduardo Paes (PMDB) em seu microblog (Twitter) a "sorte" impediu que os estragos da chuva atingissem a comunidade.

Além do Urubu, serão removidas construções na favela São João Batista, em Botafogo; Cantinho do Céu e Pantanal, no Morro do Turano, na Tijuca; Laboriaux, na Rocinha; Parque Colúmbia, em Acari e Morro dos Prazeres - onde pelo menos 30 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos - e Fogueteiro, ambos em Santa Teresa, no Centro.

Dramas e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG