Buscas são interrompidas para retirada de fiação; trabalhos avançam pela noite

As buscas por sobreviventes no Morro do Bumba, em Niterói, foram interrompidos por cerca de meia hora na noite desta quinta-feira. O intervalo foi feito para a retirada da fiação elétrica e de postes que foram ao chão com o deslizamento do barranco, que soterrou cerca de 200 pessoas na noite anterior.

Robson Abreu, iG Rio |


Arte iG

Como os fios atrapalhavam os trabalhos, bombeiros iniciaram o trabalho de retirada para retomar, em seguida, as buscas por corpos ou sobreviventes.

Quando as buscas foram interrompidas, por volta das 21h, ainda chovia na região ¿ chuva que, aliás, não deu trégua praticamente desde o final da tarde.

Mesmo assim, a previsão é a de que os trabalhos dos bombeiros sigam pela madrugada.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro registra, até as 19h10, 175 mortes no Estado provocadas pela chuva desde segunda-feira. Equipes do Corpo de Bombeiros já resgataram 161 feridos. De acordo com o boletim da corporação, foram encontraram 100 corpos em Niterói, 55 no município do Rio, 16 em São Gonçalo, um em Nilópolis, um em Petrópolis, um em Paracambi e um em Magé.

A tragédia no Rio já supera a ocorrida em Santa Catarina , em novembro de 2008, quando morreram 135 pessoas por causa dos temporais.

A chuva está sendo considerada a mais intensa já registrada na cidade nas últimas décadas. Muitas pessoas não conseguiram retornar para suas casas na segunda-feira, pois o transporte público foi afetado devido a áreas de alagamento registradas em diversas partes da capital e região metropolitana.

O prefeito Eduardo Paes informou que em menos de 24 horas choveu em média 288 milímetros na cidade, e que havia pelo menos 10 mil residências em locais de risco, principalmente em morros e favelas. "É a maior chuva das grandes tragédias da história do Rio de Janeiro ", avaliou.

De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, num período de 12 horas entre segunda e terça-feira choveu o que estava previsto para todo o mês de abril.


Dramas e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG