Catarinenses devem renovar mais da metade da bancada federal

16 cadeiras são disputadas por 149 candidatos, e sete dos eleitos em 2006 não estão concorrendo à reeleição

Emerson Gasperin, iG Santa Catarina |

Segundo pesquisa do Ibope divulgada no final de setembro, 69% dos eleitores de Santa Catarina ainda não haviam decidido em quem votar para deputado federal. Quando forem reveladas, suas escolhas devem promover uma renovação de mais da metade da bancada catarinense em Brasília. As 16 cadeiras são disputadas por 149 candidatos, média de 9,3 por vaga. Sete dos eleitos em 2006 não estão concorrendo à reeleição.

Projeções do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) sinalizam também mudança no tamanho de cada partido – com o PP podendo até dobrar para seis representantes conforme o efeito da candidatura do ex-governador Esperidião Amin, cotado para ser um dos grandes “puxadores” de votos para a legenda.

Os prognósticos pepistas incluem ainda a manutenção de João Pizolatti e Odacir Zonta e a estreia de Roberto Salum. Impugnado pela lei da “Ficha Limpa, Pizolatti (líder do PP na Câmara Federal) recorreu e terá seus votos computados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), enquanto o Supremo não decide a questão.

No PMDB, a estimativa é continuar com Edinho Bez, Casildo Maldaner e Mauro Mariani e colocar, no mínimo, outros dois para não sair menor do que entrou. Celso Maldaner, Dalmo Oliveira, Gean Loureiro e Valdir Colato estão na briga. Atualmente com três deputados, o DEM considera Paulo Bornhausen reeleito, aposta em João Rodrigues e Onofre Agostini e acredita em um bom desempenho de Patrício Destro e Romana Remor.

Confiante em novos mandatos para Décio Lima e Jorge Boeira, o PT precisa eleger mais um para assegurar os três assentos que tem hoje. Luci Choinacki e Pedro Uczai são os favoritos, com Marinete Merss e Vânio dos Santos correndo por fora. O PSDB conta com Jorginho Mello e Marco Tebaldi, além da confirmação de Gervásio Silva.

    Leia tudo sobre: eleições sceleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG