Tim Burton: sem preconceitos em Cannes

Presidente e integrantes do júri do festival falaram sobre a tarefa à imprensa na abertura do evento

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

© AP
O diretor Tim Burton: "Estamos excitados de atravessar essa jornada"
Tim Burton, presidente do júri do Festival de Cannes, disse que traçou apenas uma diretriz para seus companheiros. “Nosso objetivo é não ter preconceitos, estar abertos, sem ficar procurando algo específico”, disse o cineasta americano em coletiva de imprensa. “Todos fomos julgados e gostamos de ser surpreendidos. Estamos excitados de atravessar essa jornada.”

A seu lado na mesa estavam o diretor do Museu do Cinema em Turim Alberto Barbera, o roteirista francês Emmanuel Carrere, a atriz inglesa Kate Beckinsale, o cineasta espanhol Victor Erice, o compositor francês Alexandre Desplat, a atriz italiana Giovanna Mezzogiorno, o ator porto-riquenho Benicio Del Toro e o cineasta indiano Shekhar Kapur.

AFP
Kate Beckinsale e Benicio Del Toro: estrelas de Hollywood integram júri do festival
Burton ainda acrescentou que “todos estão desconfortáveis de sermos chamados de jurados”. Alexandre Desplat fez elogios ao presidente do júri. “Estamos felizes e orgulhosos de ter Tim Burton como presidente do júri, porque ele é um dos mais talentosos e inventivos autores do cinema americano. E isso já diz o suficiente.”

Benicio Del Toro afirmou que ele foi uma das razões para ter aceitado o convite de imediato. A outra foi Victor Erice, cuja carreira ele disse seguir há tempos. “Toda vez que vou a Espanha, digo seu nome para ver se ele me liga”, brincou.

A atriz Kate Beckinsale afirmou que não vai ficar incomodada de ser uma das duas únicas mulheres no júri. “A única diferença é que vamos usar sapatos mais desconfortáveis”, brincou. Giovanna Mezzogiorno concordou que não existe questão de gênero: “Não penso nesses termos de homens e mulheres. Somos seres humanos”.

O júri anuncia e entrega os prêmios na noite do dia 23. Dezenove filmes participam da competição.

    Leia tudo sobre: Festival de CannesjúriTim Burton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG