Sul-coreano vence prêmio Um Certo Olhar

Hahaha, de Sangsoo Hong, é uma ciranda amorosa rodada com poucos recursos

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

Divulgação
Cena do longa-metragem sul-coreano Hahaha , vencedor da mostra Um Certo Olhar em cannes
O filme sul-coreano Hahaha , de Sangsoo Hong, saiu vencedor da premiação da mostra Um Certo Olhar, na noite do sábado (22), no 63o Festival de Cannes, comprovando a riqueza do cinema da Coreia do Sul atualmente. “Agradeço muito a todos porque filmamos em condições difíceis. Agradeço ao júri, que me dá coragem para continuar fazendo filmes”, disse o diretor.

Em Hahaha , um cineasta conversa com um amigo sobre suas recentes férias de verão na pequena Tong-yung, onde mora sua mãe. Os dois percebem que estiveram ao mesmo tempo naquele lugar e conviveram com as mesmas pessoas. O filme, que remete a Truffaut, é uma ciranda amorosa divertida rodada com poucos recursos, com câmera bem simples. Mas o diretor consegue extrair o máximo daquilo de que dispõe, abusando do zoom meio tosco e mostrando a conversa dos amigos com as vozes em off em fotografias em preto e branco. Hahaha não chega a ter a força dos vencedores dos últimos dois anos da mostra Um Certo Olhar, Tulpan e Dogtooth . Mas é um vitorioso simpático.

O prêmio do júri foi para Octubre , dos peruanos Daniel e Diego Vega. O troféu de interpretação foi para Victoria Raposo, Adela Sanchez e Eva Bianco, de Los Labios , dos argentinos Ivan Fund e Santiago Loza.

A presidente do júri Claire Denis elogiou a qualidade da seleção. “Passamos um festival maravilhoso, com grandes filmes e ótima companhia. Tivemos tantos ótimos filmes para ver que a missão ficou ainda mais complicada”, disse. Ela também afirmou que O Estranho Caso de Angélica , longa de abertura dirigido por Manoel de Oliveira, foi inspirador. “O filme de Manoel de Oliveira nos transportou, nos uniu, porque uma obra como a dele é muito rara. Sua beleza e poesia nos deixaram num espírito especial para o festival inteiro. E aumentou nossa responsabilidade”, contou Claire Denis.

    Leia tudo sobre: Festival de CannesUm Certo OlharHahaha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG