Novo Mike Leigh é aplaudido em Cannes

Elenco é o grande destaque de Another Year, e Lesley Manville torna-se a primeira forte candidata a melhor atriz

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

Another Year , exibido na manhã deste sábado (15) para jornalistas, dentro da competição do 63.º Festival de Cannes, foi recebido com muitos aplausos ao final. O diretor inglês Mike Leigh volta a seu território preferido, as relações humanas cotidianas que se descortinam diante da câmera.

Divulgação
Another Year, de Mike Leigh: palmas na primeira exibição
O filme abre com uma sequência impactante de Janet (Imelda Stauton) em consulta médica, à procura de remédios para dormir. Depois, ela passa pela psicóloga, Gerri (Ruth Sheen). Diz que, numa escala de 0 a 10, seu grau de felicidade é 1. Mas essa é apenas uma introdução para o longa-metragem sobre família, amizade, solidão, velhice.

Na verdade, o centro da trama é o casal Tom (Jim Broadbent) e Gerri (Ruth Sheen), felizes e companheiros. Ao redor deles, circulam Mary (Lesley Manville), a desesperada amiga e companheira de trabalho de Gerri, que vê os anos passarem sem conseguir sair de sua vidinha modorrenta e solitária. É um tipo suburbano, parecido com o de Brenda Blethyn no melhor filme do diretor, “Segredos e Mentiras”.

Divulgação
O diretor britânico Mike Leigh
Há também o filho do casal, Joe (Oliver Maltman), advogado de imigrantes, bem mais jovem, mas também à procura de um par. Ken (Peter Wight) abusa da comida, do cigarro e da bebida e é outro sozinho. E Ronnie (David Bradley) é o irmão de Tom que acaba de ficar viúvo. 

A performance do elenco é o grande destaque, uma constante em se tratando de um filme de Mike Leigh. O cineasta trabalha como uma trupe de teatro, descobrindo personagens e roteiro junto com os atores, que reagem naturalmente às situações criadas pelo diretor. Lesley Manville, como a ressentida e irritante Mary, já é forte candidata ao troféu de melhor atriz.

    Leia tudo sobre: mike leigh

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG