"Melancolia", de Lars Von Trier, não será exibido na Argentina

Distribuidora rescinde contrato com empresa do diretor; Brasil confirma estreia para agosto

iG São Paulo |

A distribuidora argentina Distribution Company SA, a DC, que seria responsável pela exibição de "Melancolia" na maior parte da América do Sul, divulgou um comunicado afirmando que rescindiu o contrato com a empresa do diretor dinamarquês Lars Von Trier e não promoverá o filme na Argentina.

"Em razão dos comentários inaceitáveis do cineasta Lars Von Trier na coletiva de imprensa no Festival de Cannes e sua evidente declaração nazista – ofensiva para o povo judeu e para humanidade em geral –, a DC, dona dos direitos de distribuição de 'Melancolia' no Conesul, decidiu cancelar o contrato com o filme".

Na quarta-feira, Von Trier se complicou ao falar da influência germânica em sua vida. “Eu achava que era judeu, era muito feliz por isso. Mas aí descobri que era nazista, quer dizer, minha família era alemã”, disse. “Eu entendo Hitler. Claro que ele fez algumas coisas erradas. Mas eu o compreendo. Claro que não sou a favor da Segunda Guerra, não sou contra judeus, nem Susanne Bier [a diretora de “Em Um Mundo Melhor”, que lança filmes pela produtora de Von Trier], Israel é complicado. Mas e agora, como termino essa frase?”

Pouco depois, o cineasta pediu desculpas e afirmou ter sido mal interpretado. "Não sou antissemita ou racista de qualquer maneira, e muito menos nazista", garantiu.

A declaração não surtiu efeito e, na manhã de hoje, os organizadores de Cannes baniram o diretor – que já havia participado nove vezes do festival – e o tornaram "persona non grata" do evento.

No Brasil, "Melancolia" tem estreia garantida em 05 de agosto, pela distribuidora Califórnia Filmes. De acordo com a empresa, o lançamento no país deve ser realizado com cerca de 12 cópias, mesmo patamar do longa anterior de Von Trier, "Anticristo".

null

    Leia tudo sobre: lars von triermelancoliacannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG