Latinos competem com curtas em Cannes

Com apenas um representante na disputa principal, produções da América Latina participam de mostras paralelas

AFP |

Divulgação
Ricardo Darín no filme argentino Carancho, de Pablo Trapero, selecionado para a mostra Um Certo Olhar
Ainda que o único longa-metragem da América Latina que competirá na mostra oficial do Festival de Cannes seja Biutiful , do mexicano Alejandro González Iñárritu, quatro filmes da região – do Brasil, Argentina, Chila e Cuba – competirão pela Palma de Ouro para curtas.

Com uma duração entre 10 e 15 minutos, a seleção inclui Estação , da brasileira Marcia Faria, Rosa , da atriz argentina Mónica Lairana, Maya , do cubano Pedro Pío Martín Pérez, e Blokes , da chilena Marialy Rivas. Esses curtas competirão com filmes da França, Israel, Austrália, Suécia e Letônia pela Palma de Ouro, que será entregue na cerimônia de encerramento do Festival, no dia 23 de maio.

Na mostra paralela Um Certo Olhar, a sessão de descobertas da seleção oficial do festival, competem três filmes latino-americanos: Octubre , dos peruanos Daniel Vega e Diego Vega, Los Labios , dos argentinos Iván Fund e Santiano Loza, e Carancho , do também argentino Pablo Trapero e protagonizado por Ricardo Darín, o ator do oscarizado O Segredo de Seus Olhos .

Fora da competição, será apresentado o brasileiro 5X Favela Por Nós Mesmos , longa-metragem coletivo, com cinco curtas, dirigidos por jovens de projetos sociais de comunidades cariocas e coordenados pelo cineasta Cacá Diegues, que integrou o filme original, de 1962, um dos marcos do Cinema Novo.

Na Quinzena de Realizadores será apresentado, ainda que fora da competição, o brasileiro Alegria , de Marina Meliande e Felipe Braganza, e o filme de horror uruguaio La Casa Muda , de Gustavo Hernández. E para marcar os 25 anos de O Beijo da Mulher Aranha , de Héctor Babenco, será exibida uma cópia restaurada do filme em uma sessão ao ar livre na praia de Cannes.

    Leia tudo sobre: Festival de CannesAmérica Latina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG